Faculdade de Ciências e Letras
Estágios

  

SOLICITAMOS AOS ALUNOS QUE LEIAM ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ABAIXO ANTES DE IMPRIMIR OS FORMULÁRIOS

 

INFORMAÇÕES GERAIS

Todo estágio, obrigatório ou não, só poderá ter início após a formalização do CONVÊNIO entre a Instituição Pública ou Privada, concedente da oportunidade de estágio, e a UNESP, através da Faculdade de Ciências e Letras do Câmpus de Araraquara.

Os convênios terão duração mínima de 2 (dois) e máxima de 5 (cinco) anos, podendo ser renovados por períodos iguais através de Termos Aditivos.

O TERMO DE COMPROMISSO deve, necessariamente, ser vinculado a um Convênio previamente estabelecido entre a FCL e a Instituição/Empresa concedente do estágio. Assim, a data de assinatura do Termo de Compromisso deve ser igual ou posterior à data de assinatura do Convênio.

Caso a Instituição/Empresa já tenha convênio com a Faculdade de Ciências e Letras, em vigência, é necessário apenas o envio do Termo de Compromisso e do Planejamento de Estágio.

data de início do estágio deverá ser igual ou posterior à data de assinatura do Termo de Compromisso e do Planejamento de Estágio. Não serão aceitos documentos referentes a estágio cuja data de início seja anterior à data de assinatura do Termo de Compromisso/Planejamento de Estágio/Convênio.

Ao trazer a documentação para a formalização do estágio, os alunos deverão entregar 2 (duas) vias originais do Termo de Convênio (caso a empresa não seja conveniada à FCL), 3 (três) vias originais do Termo de Compromisso e 3 (três) vias originais do Planejamento de Estágio, devidamente preenchidas e assinadas por todas as partes envolvidas.

A Seção Técnica de Graduação providenciará a assinatura nas vias dos Termos de Convênio e de Compromisso pelo Diretor da Faculdade de Ciências e Letras. Após a assinatura, uma via é arquivo da FCL, outra, da empresa e a restante (em se tratando de Termo de Compromisso), do(a) aluno(a).

O Planejamento de Estágio ficará arquivado juntamente com o Termo de Compromisso no processo da respectiva Empresa/Instituição para estágios, na FCL.

Qualquer alteração do Termo de Compromisso de Estágio, deverá, necessariamente, ser formalizada através de Termo Aditivo.

Caso o estágio se encerre antes do término previsto, a Instituição concedente do estágio deverá comunicar, à Faculdade de Ciências e Letras - UNESP Câmpus de Araraquara, a rescisão do Termo de Compromisso, através de Termo de Rescisão.

A Comissão Permanente de Ensino, reunida em 08/07/2008, após apreciação das propostas de indicação da seriação ideal para as atividades de estágio dos alunos de graduação da FCL/CAr., encaminhadas pelos respectivos Conselhos e com base no príncípio de que o ingressante deve inteirar-se de seu curso no decorrer do 1º ano, deliberou que tais atividades poderão ser desenvolvidas somente a partir do 3º semestre de cada Curso.

Todo(a) aluno(a) que for realizar estágio, obrigatório ou não, deverá conseguir, previamente, um orientador (que será um dos responsáveis pela assinatura do PLANEJAMENTO DE ESTÁGIO), cujo nome deverá constar no Termo de Compromisso. O(a) aluno(a) somente deverá recorrer ao Conselho de Curso, quando tiver dificuldades para conseguir um orientador (quando já tiver tentado e a orientação tiver sido recusada).

Os alunos que forem prorrogar o estágio deverão trazer, juntamente com as 3 (três) vias originais do TERMO ADITIVO, 3 (três) vias originais do Planejamento de Estágio, devidamente preenchidas e assinadas por todas as partes. Não serão prorrogados os estágios dos alunos sem orientador que, como explicado acima, é um dos responsáveis pela assinatura do Planejamento de Estágio.

Para obter mais informações: estagios@fclar.unesp.br

  

IMPORTANTE!

1. Ao iniciar as "conversas" com a Instituição/Empresa concedente da oportunidade de estágio, o(a) aluno(a) deverá prever prazo mínimo de 20 (vinte) dias para a formalização do convênio, antes do início efetivo das atividades na Instituição/Empresa. Este prazo é necessário para esclarecimento de eventuais dúvidas entre as partes e a obtenção das assinaturas em todos os documentos exigidos, tanto na FCL-UNESP-CAr, quanto na Instituição/Empresa concedente do estágio.

2. Não serão aceitos formulários que não estejam de acordo com as orientações (papel timbrado, assinaturas já coletadas, nome legível e função dos responsáveis na Instituição, além das datas de realização do Convênio, Termo de Compromisso e Planejamento de Estágio).

3. Os alunos que forem realizar estágio curricular, obrigatório ou não, nas dependências da FCL ou o estágio curricular obrigatório do curso de Administração Pública (utilizando o seguro de vida fornecido pela UNESP) deverão entregar os formulários devidamente assinados até o dia 15 (quinze) do mês anterior ao do início do estágio, para que já estejam assegurados ao iniciarem as atividades. Não serão aceitos formulários entregues fora desse prazo.

4. Todos os formulários deverão ser entregues no balcão da Seção Técnica de Graduação, durante o horário de atendimento de balcão (consultar menu "Graduação").

5. Documentos obrigatórios para formalização do estágio:
- Termo de Convênio (2 vias originais)
- Termo de Compromisso (3 vias originais)
- Planejamento de Estágio (3 vias originais)

6. O Regulamento do estágio curricular obrigatório do curso de Administração Pública e a Ficha de Inscrição para o mesmo estão disponíveis no menu: "Graduação" --> "Cursos de Graduação" --> Administração Pública" --> "Estágio Obrigatório".

 

FORMULÁRIOS

DISPOSITIVOS LEGAIS

LEI Nº 11.788 de 25/09/2008 - LEI DE ESTÁGIO

Resolução UNESP-57, de 30-6-2014

 

OUTROS

Relação On-Line de Convênios

Manual de Convênios e Estágios

Atualizada em 16/07/2014 às 09:32 - Responsável: Selma Regina Andriati Bianchi